Saiba como vender pelo Whatsapp

Saiba como vender pelo Whatsapp

A bola da vez é o whatsapp. Todo mundo usa, inclusive os seus clientes, é por isso que neste post vamos dar algumas dicas de como vender pelo whatsapp e como se comportar nele também.

Existem vários relatos na internet de empresas que começaram a vender mais depois que começaram a utilizar a ferramenta do whatsapp como canal de vendas. Esse aumento acontece porque o aplicativo mantém a empresa mais próxima do cliente com um atendimento mais personalizado e muito mais ágil. O mundo de hoje busca agilidade.

Quer saber como vender pelo whatsapp? Então nos acompanhe.

Antes de começar a vender pelo whatsapp

Antes de iniciar a sua venda pelo app, o seu cliente precisa saber como entrar em contato com você, portanto divulgue o número do seu whatsapp em tudo. No seu site, nas suas redes sociais, na frente da sua loja, no seu cartão de visitas, no seu material de divulgação, enfim, em tudo mesmo.

Não utilize o seu whatsapp pessoal para as vendas da empresa, você pode acabar mandando uma mensagem errada ou até mesmo perdendo vendas ao misturar com os seus contatos pessoais, portanto tenha um número apenas para empresa. Se você utiliza o whatsapp para outras áreas da empresa, como financeiro, dpto de compras ou outra área, mantenha um número separado para cada um. Isso evita que você perca os contatos de vendas ao se misturarem.

Utilize os grupos do whatsapp e inclua os seus clientes. Mas utilize o grupo apenas para postar as novidades da empresa, como produtos, serviços, ou horário de atendimento diferenciado. Para as vendas diretas, mantenha o canal direto com o cliente. Evite que as pessoas do grupo fiquem colocando mensagens de bom dia e cachorrinhos, isso pode fazer com que um cliente importante saia do grupo e perca suas novidades. Se algum cliente solicitar a venda pelo grupo, peça que o chame no privado, pois as pessoas que não estão comprando naquele momento não querem ficar recebendo mensagens no grupo de outras pessoas negociando.

Se você tiver uma regra de não atender o whatsapp dos seus clientes no final de semana, coloque o seu horário de atendimento na descrição do grupo e do seu número, isso evita que as pessoas o chamem em horas inoportunas, ou fique aguardando uma resposta imediata no momento que você não estiver trabalhando.

Tenha uma pessoa disponível para a venda no app. Não é uma venda verbal por telefone que você precisa atender um cliente por vez, é uma venda em que você pode atender várias pessoas ao mesmo tempo, você ganha tempo e economiza em pessoal. Mas é necessário deixar alguém disponível o tempo todo dentro do horário de atendimento estipulado pela empresa.

Começando as vendas

Defina o seu público

Ao definir o seu público, você saberá qual o tom da conversa que deverá ter no whatsapp, se uma conversa mais formal ou informal, uma conversa mais padrão ou uma conversa mais personalizada. Enfim, é necessário entender o seu público para iniciar o seu processo de vendas.

Crie perguntas frequentes

Identifique as perguntas frequentes do seu cliente e definas respostas para elas e coloque em uma lista. Assim você consegue agilizar o atendimento para o seu cliente. Você pode deixar áudios gravados com as respostas para facilitar.

Utilize vídeos

Se o seu produto ou serviço permitir ou necessitar, grave vídeos curtos e utilize como portfólio para o se cliente. Mas não exagere no tempo e na quantidade de vídeos ao mandar para o Clientes. Vídeos são mais pesados e podem encher a memória do seu cliente sem necessidade. Seja estratégico.

Tenha sensibilidade e bom humor

O seu cliente já não está vendo o seu rosto e nem ouvindo a sua voz, portanto tenha sensibilidade na hora de escrever a frase certa. A pontuação e o tipo de vocabulário pode afastar o seu cliente ou fidelizar. Por isso evite gírias, utilize o português e a pontuação corretamente e tenha sempre bom humor. O cliente precisa sentir boa vibração.

Se coloque no lugar do cliente

Para saber como tratar o seu cliente ou saber como fazer uma boa venda, se coloque o lugar do seu cliente. Se você fosse o seu cliente procurando o seu produto, como você gostaria de ser tratado, quais informações você gostaria de saber, como você gostaria que o vendedor lhe fizesse a venda etc. Estar na pele do cliente para entendê-lo é a melhor forma de saber como fazer uma venda.

Seja Estratégico

Você precisa direcionar o seu cliente a finalizar a venda, portanto crie uma estratégia de entrada do cliente nos seus contatos, esclareça as informações do seu produto ou serviço e finalize a venda. Se a sua venda não pode ser finalizada pelo aplicativo, informe o seu cliente como será feito. Mas você precisa criar a estratégia para direcionar o seu cliente, caso contrário, você ficará apenas conversando informalmente com o seu cliente e não concluirá venda alguma.

Faça promoções

Os clientes que autorizarem adicioná-lo no grupo, precisam ser motivados a comprar e a interagir. Então faça promoções relâmpagos, faça promoções estratégicas apenas para o grupo, crie imagens com as promoções, dê um prazo limite para a compra da promoção. Enfim, estimule seu cliente a interagir com a sua empresa. Dar dicas de utilização, ou os benefícios em ter o seu produto ou serviço também é uma ótima estratégia para motivar a comunicação do grupo.

Solicite Indicações

Ao finalizar uma conversa ou uma venda com o cliente, solicite indicação. As vendas mais garantidas e fidelizadas de uma empresa veem através de indicações de amigos e parentes, portanto não deixe de perguntar ao seu cliente: Você poderia nos indicar um amigo seu que gostaria de ter o nosso produto/serviço?

Ligue

Se for necessário, ligue: O whatsapp é um ótimo aplicativo, mas existem situações que uma ligação mais esclarecedora pode garantir o fechamento de uma venda. Então não fique acanhado e pergunte ao seu cliente se ele se importa que você ligue para esclarecer melhor as suas dúvidas.

Conclusão
Para vendas, é importante utilizar todo canal disponível, mas saber aproveitar bem os canais de atendimento é mais importante ainda. Siga as dicas acima e aprimore o seu atendimento.

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